segunda-feira, 25 de junho de 2012

ELEIÇÃO PARA REITOR


  • Manifesto

    Nós, da comunidade universitária, conclamamos você a discutir e participar conosco da consulta para a Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Juntos, vamos construir uma UFPR pra Valer! Essa é a nossa missão: honrar o nosso legado, valorizar e proteger as conquistas daqueles que nos precederam, aprender com os acertos e os erros do passado, encontrar novas respostas para as questões de hoje e antecipar o amanhã.
    Mudar é preciso, porque a vida muda todo dia. Mas precisamos da participação de todos para superar desafios e alcançar o futuro que o povo paranaense merece. Por isso, convidamos à reflexão e à ação os professores e técnicos administrativos, funcionários Funpar, ativos e aposentados, ligados à UFPR seja pela razão ou pela emoção. Da mesma forma, chamamos os estudantes, a um só tempo herdeiros e construtores do Brasil que queremos. Nossa Universidade será o que fizermos dela, com nossa vontade e nosso esforço, nosso talento e nossa união.
    A realidade pode e deve ser transformada em algo muito, muito melhor! A alternativa que propomos é construir coletivamente uma plataforma de gestão capaz de transformar o atual projeto e a maneira de agir no cotidiano de nossas vidas acadêmicas e cidadãs. À frente dessa mobilização, duas lideranças dignas do maior respeito, por tudo que já fizeram pela UFPR: a socióloga Dra. Maria Tarcisa Bega (SCHLA) e o médico veterinário Dr. Amadeu Bona Filho (SCA), candidatos a reitor e vice-reitor.
    Queremos ser os porta-vozes desse espírito inquieto, desse propósito de fazer as coisas acontecerem de forma mais simples, mais eficiente e mais saudável no cotidiano do trabalho e do convívio em nossa Universidade.
    Mas não é só isso. Temos a convicção de que é possível e necessário reinventar formas de ensinar e aprender a formar sujeitos abertos à pluralidade cultural e ideológica. Cidadãos comprometidos com o rigor científico e técnico de suas profissões e com a busca incessante do conhecimento humano em seu sentido mais amplo. É imperativo constituir consciências que lutem por uma cultura de paz e solidariedade com aqueles que mais necessitam de nós – sem perder o foco do embate acadêmico, nem se desviar do rumo das escolhas profissionais que fizemos.
    Nosso mundo torna-se cada vez mais complexo e diversificado, caracterizado por pessoas informadas e exigentes com relação a seus direitos. Temos a obrigação ea determinação de ouvi-las e incluí-las como agentes das mudanças – e de nos transformar nesse processo.
    A Universidade contemporânea precisa buscar a excelência técnica e administrativa todos os dias, mas sem aceitar a lógica do meramente imediato. Sua visão deve se estender ao Paraná e ao Brasil pelas próximas décadas. Precisamos ter a coragem de ousar, de criar e conduzir o melhor de nossos esforços para a vitória diante dos conflitos e desigualdades de um sistema cada dia mais excludente e irracional.
    Temos um claro compromisso com o ensino público, a pesquisa e a extensão de qualidade; com a desburocratização e a transparência; com a melhoria da infraestrutura e das condições de trabalho; com a qualificação e a capacitação dos recursos humanos; com a diminuição da pobreza e das desigualdades regionais e sócio espaciais. Sabemos que a sociedade que nos anima e sustenta espera da UFPR respostas concretas, eficientes e duradouras.
    Também entendemos que nada disso será possível sem envolver e motivar todos  aqueles que, com o talento e a dedicação que sempre evidenciaram, reúnem agora as condições e a oportunidade de redefinir caminhos e fazer da UFPR tudo o que ela pode ser. Por isso somos oposição à atual administração da Universidade.
    Esse é o espírito deste chamado: envolvimento e corresponsabilidade com o presente e o futuro da UFPR, como Instituição e como instrumento de transformação.
    Reúna-se, debata, sonhe e, acima de tudo, integre-se nesse movimento rumo à construção de uma UFPR pra Valer!
    Coletivo UFPR pra Valer

Eu, Rosangela Nunes Ferreira Silva,  após laborar por 21 anos no hospital de Clínicas da UFPR manifesto aqui o meu total apoio à candidatura UFPR pra Valer ! por entender que nos últimos anos gestões que antecederam a atual muito contribuirão  para a Universidade atingir um patamar de excelência com relação ao intercâmbio tecnológico de ensino e extensão , porém notadamente nestes últimos anos muito ficou  a desejar quanto a resgatar medidas mais simples no que tange ao SER HUMANO é como se a pessoa fosse  avaliada tão somente pela capacidade produtiva e quando não mais aguenta-se o alto grau de competitividade e adoece ,deixa de prestar. O que eu quero dizer com esta  simples análise é que a proposta desta candidatura veio arejar de maneira simples,objetiva direta e não menos importante que é o compromisso a partir de medidas simples tais como: Qualidade e transparência na infraestrutura das condições de trabalho, investir em recursos humanos através da qualificação e capacitação. Garimpando e apostando no talento e dedicação daqueles que reunem tais condições e aguardam somente uma oportunidade para redefinir caminhos para ousara e fazer uma nova Universidade. Isso é o que eu penso ser uma Universidade. Uma instituição com olhos no futuro,porém com os  pés no presente calcado em propostas simples e viáveis para efetivamente tornar-se um instrumento de transformação concreta e frutífera para toda a sociedade.
Postar um comentário